Excesso de chuva prejudica colheita de soja na região de Cristalina

O excesso de chuva nas lavouras tem prejudicado a evolução das colheitas de soja, além de interferir diretamente na quantidade e qualidade do cereal. A umidade em excesso afeta a safra, que acabam produzindo grãos leves, além de encharcar o solo, impactando na produção de todos os agricultores.


A região Centro-Oeste terá predomínio de chuvas acima da média durante todo o mês de março, é o que afirma o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A previsão de chuvas para o estado de Goiás tem gerado uma preocupação entre os agricultores do estado, que devem recorrer a métodos alternativos para conseguir driblar a situação.


As chuvas foram na média satisfatórias do início da safra até meados de janeiro. Já na fase final da lavoura, as chuvas intensificaram durante uma semana de colheita, atingindo áreas prontas para colher e diminuindo a qualidade dos grãos, que ficaram grande parte comprometidos.


A estimativa de perda por parte dos produtores de Cristalina, por causa do alto volume de chuvas, está aproximadamente em 18%. Contudo, apesar das perdas, a previsão é de que o volume de grãos colhidos supere ao do mesmo período registrado em 2020.


Redução na colheita


O Engenheiro Agrônomo Sr. Leandro Prado, Diretor Executivo da Agropecuária Lobo Guara relata que a atual safra deverá ser menor, e que o investimento aplicado também não terá o retorno esperado. Dessa forma, a projeção de crescimento para ele e os demais agricultores da região, pode ser impactada.




Leandro Prado explica como a chuva tem efeito negativo na colheita, quando em excesso, e como a qualidade dos grãos sofrem alteração direta.


“Com o excesso de chuvas a gente não consegue colher depois que está pronto. Então, esse grão vai rapidamente a 30 de umidade, depois baixa, depois continua a chuva e sobe novamente a umidade. Aí vai inchando e desinchando o grão. Isso acaba proporcionando uma perda de peso grande final”, afirma.

Completta


Atuando no mercado desde 2015, a Completta Consultoria e Assessoria conta com uma equipe preparada para oferecer soluções customizadas para as necessidades de cada cliente.


Com foco nos setores agrícola, ambiental, administrativo e de marketing, a Completta possui hoje clientes de toda cadeia do agro. Nós disponibilizamos uma equipe integrada para auxiliar os clientes tanto no planejamento, manejo integrado nos diversos cultivos, orientação de tecnologias, gestão de processos, consultoria na aquisição de insumos, além de técnicos especializados para prestar um atendimento de excelência em todas as etapas do cultivo, dentro e fora da fazenda.


Para contratar nossos serviços ou saber mais sobre a consultoria e assessoria prestadas pela Completta, basta entrar em contato pelos telefones (61) 98565-0922 ou (61) 3612-3484.

329 visualizações0 comentário

Soluções  integradas no campo e na cidade

giphy.gif